Exercícios físicos e tratamentos para as pernas

Exercícios físicos e tratamentos para as pernas
Print This Article

Foco nas pernas: exercícios físicos e tratamentos que vão deixá-las lindas e saudáveis para o verão

A proximidade do verão significa para muitas mulheres usar e abusar de peças mais curtas e deixar as pernas de fora. Para deixa-las à mostra, mas em forma, alguns cuidados diários e atividades físicas adequadas podem ser adotados desde já. Segundo o professor de educação física da Power Cycle – primeiro centro de treinamento de ciclismo indoor de BH – Rodrigo Barboza, mestre em Aspectos Metabólicos e Biodinâmicos do Esporte pela UFTM/MG, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela UGF/SP e graduado em Educação Física pela UFSJ/MG, uma das modalidades sensação é a Wattbike. “Trata-se de uma bicicleta de fabricação inglesa com tecnologia diferenciada que simula o treino de rua através de resistência do ar além da restrição magnética, como acontece normalmente no rolo ou nas bikes estacionárias, desta forma o esforço torna-se maior e o gasto calórico é mais elevado”, esclarece o professor. A Wattbike é tão eficaz que é utilizada por várias equipes profissionais, inclusive pela equipe de ciclismo olímpica do Reino Unido. O profissional ressalta que o número de aulas semanais varia de acordo com as necessidades individuais do aluno, mas assegura que com a prática é possível ganhar aeróbia e anaeróbia, força muscular específica, flexibilidade e capacidade aeróbica, além de um trabalho completo de glúteos e membros inferiores.

Leia também:
Aposte neste treino para definir pernas e bumbum
Como tratar os pelos encravados
Faça agachamentos e tonifique seu corpo

A professora Tatiana Stucchi conta também que o Flow Fit® é um ótimo aliado para deixar as pernas bonitas. “São exercícios em uma sequência de sete padrões de movimentos funcionais com uso exclusivo do peso corporal que liberta corpo e mente para se movimentar mais, melhor e sem dor. A sequência de movimentos ou flows, elevam muito o gasto energético, exigem foco e trabalham os músculos do corpo de maneira total e integrada, desenvolvendo a capacidade aeróbica, força, resiliência, mobilidade e autoconhecimento”, afirma. Outra categoria eficiente é o ballet fitness, novidade disponível na unidade Mangabeiras da Power Cycle, idealizado pela bailarina Betina Dantas, que intercala movimentos de balé e exercícios mais fitness, como abdominais, agachamentos e flexões. “O ballet fitness melhora o condicionamento físico, ajuda no ganho de massa muscular e deixa o corpo mais definido. Em 1 hora a aluna perde até 750 calorias”, diz Tatiana Stucchi.

E para quem pratica atividades físicas, mas sofre com vasinhos e varizes (Leia aqui: Período ideal para tratar varizes), é importante tratá-los não apenas para recuperar a autoestima, mas também para trazer alívio e trabalhar a prevenção. “No verão, como as veias se dilatam mais em razão do calor, os pacientes sofrem mais com os sintomas, sentindo mais dores, inchaço e cansaço nas pernas. Fazer o tratamento mais adequado no período de temperaturas mais amenas, além de ser mais confortável, já deixa a paciente saudável para o verão! ”, explica o angiologista, diretor da AngioGold Angiologia Estética e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Carlos Eduardo Jorge.

Atualmente existem modernos tratamentos, minimamente invasivos, eficazes e seguros. Um deles é a escleroterapia com espuma, técnica em que se injeta dentro das varizes uma substância misturada com o ar sob a forma de espuma e é feita na clínica, sem internação hospitalar e sob anestesia. Densa, a espuma obstrui a veia doente. “O polidocanol – como é chamado – é um medicamento antigo, cuja eficácia era prejudicada porque, em sua forma líquida, era facilmente absorvido pela corrente sanguínea. Como a espuma é densa, ela fica concentrada na variz por mais tempo e murcha seu volume instantaneamente. Dentro do organismo, a veia é ocluída pelo processo inflamatório (flebite) e posteriormente existe a resolução com fibrose desta veia”, afirma Carlos Eduardo Jorge. Com este método é possível tratar até úlcera abertas.

Outro procedimento bem-sucedido é o uso do laser (transdérmico ou endolaser), indicado para diferentes estágios da doença, que trata desde vasinhos avermelhados, inclusive veias de face, até a veia safena, na maioria das vezes sem necessidade de internação hospitalar. “Essa técnica utiliza a energia térmica da luz para desidratar e inutilizar somente as veias que não funcionam. Portanto, oclui as varizes sem danificar a pele”, esclarece o médico angiologista. A glicose é aplicada apenas em alguns dos pontos tratados com laser, principalmente em locais onde a veia ainda está “aberta”. Para diminuir a sensação de dor durante as aplicações, utiliza-se equipamento que sopra ar gelado, com temperaturas de até 20 graus negativos sobre a pele.

Este post é uma contribuição da Infinita Comunicação para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: