Período ideal para tratar varizes

Período ideal para tratar varizes
Print This Article

Período que antecede o verão é ideal para tratar varizes cujos sintomas se intensificam no calor

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes atingem até 70% da população brasileira e, além do desconforto dos sintomas, sua aparência causa incômodo estético. Por isso, o período que antecede o verão é o ideal para tratá-las, não apenas para recuperar a autoestima, mas também para trazer alívio e trabalhar a prevenção. “No verão, como as veias se dilatam mais em razão do calor, os pacientes sofrem mais com os sintomas, sentindo mais dores, inchaço e cansaço nas pernas. Fazer o tratamento mais adequado no período de temperaturas mais amenas evita o surgimento de esquimoses temporárias – machas roxas – e cicatrizes devido a menor incidência solar”, explica o angiologista, diretor da AngioGold Angiologia Estética e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Carlos Eduardo Jorge.

Leia também:
Mitos e verdades sobre as varizes
Como tratar os pelos encravados
Tratamentos estéticos não invasivos e eficazes para tratar o pescoço

Atualmente existem modernos tratamentos, minimamente invasivos, eficazes e seguros. Um deles é a escleroterapia com espuma, técnica em que se injeta dentro das varizes uma substância misturada com o ar sob a forma de espuma e é feita na clínica, sem internação hospitalar e sob anestesia. Densa, a espuma obstrui a veia doente. “O polidocanol – como é chamado – é um medicamento antigo, cuja eficácia era prejudicada porque, em sua forma líquida, era facilmente absorvido pela corrente sanguínea. Como a espuma é densa, ela fica concentrada na variz por mais tempo e murcha seu volume instantaneamente. Dentro do organismo, a veia é ocluída pelo processo inflamatório (flebite) e posteriormente existe a resolução com fibrose desta veia”, afirma Carlos Eduardo Jorge. Com este método é possível tratar até úlcera abertas.

Angiologista Carlos Eduardo Jorge BH Mulher.fwFoto: Carlos Eduardo Jorge

Outro procedimento bem-sucedido é o laser transdérmico, indicado para diferentes estágios da doença, que trata desde vasinhos avermelhados, inclusive veias de face, até a veia safena. “Essa técnica utiliza a energia térmica da luz para desidratar e inutilizar somente as veias que não funcionam. Portanto, oclui as varizes sem danificar a pele”, esclarece o médico angiologista. A glicose é aplicada apenas em alguns dos pontos tratados com laser, principalmente em locais onde a veia ainda está “aberta”. Para diminuir a sensação de dor durante as aplicações, utiliza-se equipamento que sopra ar gelado, com temperaturas de até 20 graus negativos sobre a pele.

Este post é uma contribuição da assessoria do Carlos Eduardo Jorge para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Categories: