Para emagrecer é preciso cuidar da cabeça

Para emagrecer é preciso cuidar da cabeça
Print This Article

Para emagrecer é preciso cuidar da cabeça

Uma glândula localizada na cabeça, na região inferior central do cérebro, interfere diretamente em funções corporais e atua na regulação da temperatura, das emoções, do apetite, da sede e até no ciclo do sono. Conheca o hipotálamo

Pequeno como uma amêndoa ou ervilha, o hipotálamo é uma parte essencial do cérebro humano, capaz de controlar, entre outras funcionalidades do corpo, o apetite, a sede e a saciedade. Localizado na base do encéfalo, abaixo do tálamo e acima da hipófise, essa região é fundamental para as pessoas que pretendem emagrecer e evitar o efeito sanfona. “O hipotálamo tem um papel muito importante no controle do apetite e da sede. Se essa região está desequilibrada, ela não emite a mensagem de satisfação para o organismo, o que interfere diretamente no desajuste do peso”, explica a nutricionista e proprietária da clínica Vi Corpelle, Viviane Soares.

Leia também:
Balão no estômago para emagrecer
Guia de Emagrecimento para o verão e festas
10 truques de um especialista em emagrecimento para facilitar a dieta

Entenda o funcionamento do Hipotálamo

Em pessoas saudáveis, a Leptina – proteína produzida pelas células gordurosas – atua no hipotálamo para diminuir a ingestão alimentar e aumentar o metabolismo energético, ou seja, faz o indivíduo comer menos e gastar mais energia. Já a Grelina – proteína produzida pelas células do estômago – age no hipotálamo para estimular o apetite e regular o balanço energético do organismo. Dessa forma, o trabalho harmônico entre Leptina e Grelina proporciona o controle e o equilibrio do apetite (Leia aqui: Especialista fala sobre a volta dos inibidores de apetite) e, como consequência, influencia no peso e na gordura do corpo. Quando ocorre um erro no processamento de uma dessas proteínas, o hipotálamo inflama, o que pode levar o indivíduo a desenvolver um quadro de sobrepeso ou obesidade. Viviane explica que “em indivíduos obesos ou com sobrepeso, o hipotálamo se encontra inflamado pelo alto consumo de gordura saturada ao longo da vida, o que faz com que suas informações sejam comprometidas. Com isso, a capacidade do cérebro de selecionar alimentos saudáveis vai diminuindo e, em contrapartida, a compulsão por alimentos inadequados vai aumentando, o que gera a perda da saciedade”.

Como desinflamar o hipotálamo?

De acordo com estudos recentes na área da saúde, a desinflamação e, posteriormente, a reprogramação do hipotálamo ocorrem de duas maneiras: primeiro, por meio da ação anti-inflamatória de suplementos e da alimentação; segundo, pela reeducação dos hábitos de vida diários, como o controle do peso e o autocuidado das emoções. Com base nisso, o Método de Emagrecimento 5S (Leia aqui: Método 5S ajuda a eliminar peso de forma rápida), desenvolveu uma formula completamente diferenciada e única capaz de promover o emagrecimento de forma rápida, saudável, sustentável e definitiva, sem o temido efeito sanfona. Em Belo Horizonte, Viviane Soares é a única nutricionista habilitada para aplicação do 5s. “O grande diferencial do método está no acompanhamento diário, em tempo real, por uma nutricionista, em um trabalho de motivação, de coaching, com um plantão exclusivo para dúvidas dos pacientes, desabafos, receitas e dicas de saúde e bem-estar. Além disso, esse método é capaz de promover a total reprogramação hipotalâmica necessária para o emagrecimento definitivo”. O tratamento tem duração mínima de três meses e é indicado para pessoas obesas ou com sobrepeso, que procuram uma alternativa de emagrecer sem precisarem recorrer à cirurgia bariátrica (Leia aqui: Reganho de peso após a cirurgia bariátrica, mitos e verdades).

Este post é uma contribuição da assessoria da Clínica Vi Corpelle para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: