Balão no estômago para emagrecer

Balão no estômago para emagrecer
Print This Article

Balão no estômago para emagrecer

Dispositivo, que proporciona perda de peso por transmitir sensação de saciedade, é indicado para pessoas que tem IMC entre 27 e 32,7

Atualmente, a obesidade tornou-se a doença adquirida que mais preocupa os pesquisadores no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. A vida moderna e a alimentação do século XXI estão fazendo o ser humano ganhar cada vez mais peso e, por consequência, este ganho traz consigo todos os malefícios que a enfermidade provoca: doenças cardiovasculares, ortopédicas, aumento da incidência de tumores, entre outras. Com tudo isto, as pessoas não conseguem viver a plenitude que a vida oferece.

Leia também:
Método 5S ajuda a eliminar peso de forma rápida
Inibidores de apetite são aliados na perda de peso
Reganho de peso após a cirurgia bariátrica, mitos e verdades

De acordo com Mauro Lucio Jácome, médico especialista em gastroenterologia, cirurgia e endoscopia, por ser um método não cirúrgico e eficaz, o balão intragástrico tem sido a escolha de muitas pessoas atualmente. “Como ele reduz a capacidade do estômago, transmitindo a sensação de saciedade, a pessoa acaba comendo menos. O dispositivo também distende o estômago, provocando a liberação de um hormônio que torna os movimentos do órgão mais lentos. Isso faz com que a digestão seja mais lenta e, consequentemente, a saciedade seja mais longa. Além disto, ao encostar na parede do estômago, ele manda sinais neurológicos de que a pessoa está satisfeita.

“O balão é indicado para quem tem IMC entre 27 e 32,7, quem não obteve resultado com outros procedimentos, quem tem problemas associados ao excesso de peso como colesterol alto, doenças ortopédicas, diabetes, entre outros. Ele também pode ser colocado em pessoas com IMC entre 32 e 50 que não desejam realizar cirurgia bariátrica e com IMC acima de 50 apenas quando elas estão em fase pré-operatória de redução e precisam perder um pouco de peso antes do procedimento”, afirma Mauro. Entretanto, o médico ressalta que a convencional metodologia da dieta, das atividades físicas e da mudança de hábitos deve sempre andar “de mãos dadas” com qualquer procedimento adotado para emagrecer. De silicone, com preenchimento de uma solução salina e azul de metileno estéril, o balão é introduzido através de endoscopia e pode proporcionar a perda de cerca de 20% do peso em seis meses e 30% em um ano.

Este post é uma contribuição da assessoria da Clínica Cronos Diagnósticos para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: