Decoração: Repaginação sem Reformas

Decoração: Repaginação sem Reformas
Print This Article

Repaginação sem reformas

Profissionais da arquitetura e da decoração explicam como uma consultoria pode ser prática e eficiente para deixar a casa linda para as festas de fim de ano, sem grandes obras

 

Decoração Repaginação sem reformas BH Mulher

Projeto da designer Melina Mundim: com mudanças simples (aquisição de um aparador, mudança de estampas das cadeira, compra de lustre novo e cortinas) a morada transformou completamente se tornando apta para as festas de final de ano. Fotos: Rodrigo Tozzi

Com a chegada do final do ano, vem a preocupação em deixar a casa linda e confortável para receber os convidados nas confraternizações. Uma reforma, porém, mesmo que pequena, demanda tempo e custo, fatores que desanimam as pessoas que buscam algo prático e bonito para o Natal e Réveillon.

De acordo com a arquiteta e designer de interiores Ana Lívia Werdine, a consultoria profissional auxilia o cliente a economizar, evitando que o mesmo faça compras desnecessárias e acerte no que, realmente, a casa precisa para acolher seus convidados nas festas. “A consultoria é uma visita profissional ao local, com duração de, aproximadamente, duas horas, onde vemos as necessidades do cliente e fazemos um levantamento fotográfico dos ambientes. Já nesta visita, damos orientações sobre adornos, troca de lugar de alguns móveis, iluminação, etc.”, explica.

Leia também:
Dicas para escolher cortinas e persianas
Dicas de limpeza e conservação do sofá
Espelhos soltos e adornados voltam ao décor

Segundo a designer de interiores Melina Mundim, a consultoria profissional é ideal para quem deseja, de última hora, ter uma casa arrumada para as festas de final de ano. Com uma boa avaliação do ambiente, fica mais fácil encontrar os produtos que melhor se encaixarão na decoração. “Encontrar os produtos ideais para o local é uma maneira de conseguir harmonizar com os já existentes nos ambientes. Muitas vezes, uma recolocação de móveis e pequeninas mudanças já fazem toda a diferença. Para isso, uma planta layout e algumas amostras já são suficientes”, conta.

A consultoria de um profissional de arquitetura e/ou design também pode ser requisitada pelo cliente para ajudá-lo nas compras. E esta prestação de serviço, segundo Ana Livia Werdine, é uma forma de ajudar a pessoa a economizar. “O cliente economiza muito contando com um profissional, porque podemos indicar materiais, móveis e lojas certeiras, que atendam ao perfil de investimento do cliente em decoração. Além de evitar compras desnecessárias ou fora das medidas ideais”, ressalta.

consultoria de um profissional de arquitetura bh mulher

Segundo a arquiteta Ana Lívia Werdine, com a consultoria de final de ano os clientes podem evitar compras desnecessárias ou fora de medidas, economizando. Foto: Renata Melo


Melina Mundim também reforça que, com a consultoria na hora das compras, o cliente consegue ter uma melhor organização de seus gastos. “Certamente fica mais em conta, pois o profissional consegue visualizar o ambiente pronto com mais facilidade. E, além disso, sabemos de antemão o quê e onde procurar também. Em muitas ocasiões pode-se comprar um móvel ou um objeto e o mesmo não ficar bom no local ou não fazer a diferença que se esperava. É um barato que sai caro. Às vezes, uma reorganização do espaço já é a solução. Cada caso é um caso. E somente um profissional terá essa sensibilidade para enxergar o que é o melhor para o ambiente em questão”, enfatiza.

A sala de estar, claramente, é o cômodo da casa mais requisitado nas festas de final de ano e, com isso, o que mais requer atenção dos moradores na hora de fazer a decoração para os eventos. Existem, porém, outros ambientes que estão se tornando mais atraentes na hora de confraternizar, como a varanda gourmet (Leia aqui: Fim de ano na varanda gourmet), uma grande tendência da atualidade. Mas, este, requer algumas ressalvas, como relata Melina Mundim. “O principal ambiente a ser modificado é a sala de estar (Leia aqui: Estilos diferentes de decoração para sala de estar), seguida da sala de jantar, pois são os locais onde a família se reúne para as festas. Mas, para quem prefere reunir os convidados na varanda gourmet, é preciso pensar com um pouco de antecedência, pois muitas vezes a modificação desta área necessita de trocas de revestimento, que requer mão de obra e pedido de produto”, alerta.

Já Ana Livia Werdine lembra que ambientes comerciais também merecem atenção na decoração de fim de ano. “Atendemos muitos espaços corporativos para consultoria, pois eles também desejam repaginar os espaços, com investimentos de bom custo/benefício”, encerra.

Este post é uma contribuição da assessoria da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas