Capitonê se torna hit na decoração dos quartos de bebê

Capitonê se torna hit na decoração dos quartos de bebê
Print This Article

Releitura de um clássico

Com um estilo mais contemporâneo, o capitonê se torna hit na decoração dos quartinhos de bebê

 decoração dos quartinhos de bebê BH Mulher

Projeto do escritório Maraú Design Studio, o quartinho ganhou um charme extra com aplicação do capitonê tanto na cabeceira quanto no berço do bebê. Foto: Gustavo Xavier

Em alta na decoração nas décadas de 1950 e 1960, o capitonê, de origem inglesa, fez muito sucesso como revestimento de sofás e, hoje, está de volta ao cenário do décor com uma nova roupagem. O seu estilo clássico permanece, porém, as texturas são as mais diversas possíveis e, ainda, trazem consigo uma variedade de cores que podem ser o destaque do projeto.

Leia também:
Por quartos infantis mais lúdicos
Do quarto de bebê à sala, a cor cinza é a grande tendência
Como decorar quartos infantis para estimular a criatividade e acalmar

De acordo com as designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, proprietárias do Maraú Design Studio, a volta do capitonê tem tudo a ver com os novos estilos de decoração dos quartos de bebê. “Além da beleza e da sofisticação que o capitonê carrega, o isolamento térmico e acústico que ele confere, quando aplicado em cabeceiras, tem sido fundamental na escolha para decorar os quartos de bebê”, explicam.

isolamento térmico e acústico quarto bebe BH Mulher

O isolamento térmico e acústico são alguma das principais características que levam as designers Cris Araújo e Linda Martins especificarem o capitonê para o quartinho de bebê. Foto: Gustavo Xavier

Segundo a arquiteta Renata Gomes, outro ponto importante do capitonê em quartos infantis, principalmente quando usado no berço, é a sensação de acolhimento que ele traz. “Ele protege o bebê, impedindo que ele bata a cabecinha na madeira do berço e ainda traz o aconchego, deixando o espaço mais fechadinho, como colo de mãe”, ressalta.

O uso do capitonê nos dias de hoje é uma releitura do modelo antigo, de uma forma mais moderna, que traz uma variedade de texturas e formas bem diferentes das usadas em outras épocas. “Anteriormente era usado somente em sofás. Hoje, além de aparecer em outros móveis e até em paredes, o capitonê surge suas diversas composições. Ele é utilizado em formatos de losango, quadrado, mais alongado, com variações de materiais como veludo e couro, por exemplo”, descreve Renata Gomes.

Segundo Linda Martins e Cris Araújo, o capitonê é democrático e, apesar de seu estilo luxuoso e clássico, ele se encaixa bem em diversos perfis de decoração. “Apesar de ser utilizado em ambientes mais românticos com móveis mais desenhados e rebuscados, é possível mesclar as novas gerações de estilos contemporâneo e montessoriano, (Leia aqui: Quartos Montessorianos são tendência na decoração infantil) que tem sido muito solicitado ultimamente”, destacam as designers, que costumam utilizá-lo em tons mais claros e suaves para deixar o ambiente mais tranquilo para o bebê.

Mas, apesar disso, há também a possibilidade de usá-lo com cores um pouco mais marcantes (Leia aqui: Tendência: descubra como usar o Roxo Prince no décor), que dão mais destaque ao revestimento, deixando-o como o detalhe mais imponente da decoração. “As pessoas costumam optar pelo tom neutro para combinar com o restante da decoração do quartinho e, também, porque assim não há necessidade de ficar trocando o revestimento. Em um dos meus projetos, porém, o usei em azul turquesa, que proporcionou mais vida ao ambiente. Ele se destacou na decoração”, comenta Renata Gomes, que faz um alerta para quem também quer destacar o capitonê por meio da cor. “Temos que deixar o ambiente o mais clean possível, com um mobiliário de linha mais reta, pois aí é possível você mesclar a sutileza dos demais componentes com o estilo mais marcante, clássico e trabalhado do capitonê”, encerra.

decoração quarto bebe contemporaneo BH Mulher

Neste projeto executado por Renata Gomes em parceria com Ivana Andrade e Vanessa Lacerda, o capitonê envolve todo o berço proporcionando mais segurança ao bebê. Ao ser especificado na cor azul, o elemento se destacou ainda mais na composição. Foto: Gustavo Xavier

Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas