Receita de Haddock do Restaurante Gomide

Receita de Haddock do Restaurante Gomide
Print This Article

Haddock: peixe ou defumação?

Tradicionalmente escocesa, a iguaria, que é da família do bacalhau, passa pelo processo de defumação que valoriza a sua carne branca

A resposta sobre uma dúvida que apoquenta muitas pessoas: O nome haddock se trata de um peixe ou de um processo de defumação? Na verdade, o haddock é um pescado (Melanogrammus aeglefinus) que, no Brasil, normalmente é comercializado defumado.

Reza a lenda, que a origem do haddock foi acidental. Da família do bacalhau, o peixe era igualmente conservado na salga. Foi na Escócia que, em um dos galpões de reserva, houve um incêndio que defumou, acidentalmente, os pescados, dando origem à maravilhosa e sofisticada iguaria.

Há variações do peixe, que atualmente também é importado do Chile ou até mesmo pescado no Brasil – porém não é o legítimo escocês. O haddock original é levemente desidratado na salmoura e, logo após, defumado. De fibras claras, macias, translúcidas e superfície alaranjada, a iguaria possui um paladar saboroso, um pouco adocicado e de textura firme.

“Só quem experimenta consegue constatar a diferença. Como muitos pensam que haddock é um processo de defumação, alguns peixes como anchova e pescada amarela, depois de defumados, são vendidos como haddock no mercado nacional, entretanto com preços inferiores ao tradicional escocês”, afirma Tomaz Gomide, proprietário do restaurante Gomide, localizado no bairro de Lourdes.

Receita de Haddock do Restaurante Gomide

Ingredientes

  • 200g de haddock
  • 300ml de leite
  • 1 ramo de tomilio
  • 3 batatas torneadas
  • 4 aspargos
  • 30g de manteiga
  • 1 ovo
  • ½ limão

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite, o tomilio e o haddock em fogo médio até ferver. Cozinhe as batatas e os aspargos. Em outra panela com água fervendo, cozinhe o ovo poché por 3 minutos. Queime a manteiga um pouco e despeje sobre o haddock. Finalize com um toque de limão.

Este post é uma contribuição da assessoria da Restaurante Gomide para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: