Queda de cabelo provocada pela cirurgia bariátrica

Queda de cabelo provocada pela cirurgia bariátrica
Print This Article

Alopécia pós-cirurgia bariátrica

Queda de cabelo por falta de nutrientes atinge cerca de 70% dos operados

A cirurgia bariátrica é o tratamento mais indicado em casos de obesidade mórbida. Os benefícios da cirurgia incluem perda de peso, resolução ou melhora de doenças crônicas como dislipidemia, diabetes e hipertensão. Mas uma complicação muito comum da cirurgia e que poucas pessoas conhecem é a queda de cabelo, conhecida como alopecia pós cirurgia bariátrica. De acordo com a médica tricologista, especialista em cabelos, Cristiane Câmara Alves, isso acontece porque as alterações anatômicas e fisiológicas geradas pela cirurgia prejudicam as vias de absorção e/ou ingestão alimentar, provocando a má absorção de nutrientes que são importantes para a nutrição do fio.

Leia também:
Como tratar a queda de cabelo?
Mitos e verdades sobre queda de cabelo
Reganho de peso após a cirurgia bariátrica, mitos e verdades

‘’A principal forma de diminuir a queda de cabelos após a cirurgia bariátrica é consumir alimentos ricos em proteínas como leite, carnes, clara de ovo, queijos brancos, cereais integrais, castanhas, feijão, grão de bico, ervilhas e bastante água. Além de alimentos repletos de zinco como carnes de vaca, amendoim e legumes. Tudo de acordo com a fase de dieta que o paciente esteja’’, explica Cristiane.

Nem todos os pacientes que fazem a cirurgia tem queda de cabelos após o procedimento, mas uma boa porcentagem, em torno de 70% deles, acabam desenvolvendo este quadro. Este fato ocorre geralmente entre o terceiro e quarto mês após a redução de estômago e se estende até o oitavo e, é motivado pela rápida perda de peso que faz com que o organismo economize na produção de proteínas, zinco e nutrientes fundamentais para a manutenção dos cabelos.

O estresse também pode ser um fator desencadeador. “Uma pessoa com um quadro de má nutrição apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e minerais, componentes que são fundamentais no crescimento, estrutura e coloração dos cabelos. Nos pacientes bariátricos, sem um adequado acompanhamento multidisciplinar, isso pode acontecer com mais frequência’’, conta a médica tricologista.

Fonte: Cristiane Câmara Alves (CRM 50504) é médica graduada pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), concluiu também o curso de Transplante Capilar no Instituto Bauman Medical Group, P.A, nos Estados Unidos. Atualmente, Dra. Cristiane atende seus pacientes na Clínica Pampulha (CRM 0009113 – MG), onde exerce ainda o cargo de diretora clínica, ao lado do responsável técnico pela instituição, Dr. Júlio César Alves (CRM 13337 | RQE 40860).

Este post é uma contribuição da Arrojada Comunicação e Marketing para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: