Liderança feminina: saiba se você é uma fêmea alpha

Liderança feminina: saiba se você é uma fêmea alpha
Print This Article

Liderança feminina: saiba se você é uma fêmea alpha

*por Isabela Capelão

Com o avanço da participação da mulher no mercado de trabalho, elas respondem atualmente por 43,8% de todos os trabalhadores brasileiros.
Mas a participação diminui conforme aumenta o nível hierárquico. Elas representam 37% dos cargos de direção e gerência. No topo da pirâmide, executivos de grandes empresas, elas são apenas 10% no Brasil.

Durante muito tempo, os machos alpha eram considerados poderosos e fortes, a espécie foi evoluindo e atualmente eles possuem características predominantes como liderança, coragem, foco nos objetivos, senso de responsabilidade, atitude, ou seja, arregaçam as mangas e assumem o controle das situações. Porém, em contrapartida, os riscos para aqueles que não se adaptam às situações são altos, eles criam problemas e diminuem a sua produtividade, sua energia e os seus resultados. Além de comprometerem as áreas da saúde e família.

Leia também:
Sair da zona de conforto pode te levar ao sucesso
Aprenda a usar as críticas a seu favor
Dicas de como ser realmente produtivo no trabalho

Muitas mulheres com perfil de liderança possuem as características alpha especialmente no mundo corporativo.

Pesquisas científicas sugerem que geralmente as mulheres utilizam seus traços de liderança de maneira diferente dos homens.

As fêmeas são mais emocionais e propensas a agir colaborativamente, a encontrar soluções para os conflitos com mais consenso e menos imposição, relutam a competir. A inteligência emocional é sua (nossa) grande vantagem!

Elas são ambiciosas e atraídas por posições de autoridade, são líderes, porém menos dominadoras que os machos.

Em situações novas, elas agem por curiosidade e intuição, são atraídas pela novidade e dessa forma demoram menos tempo para tomar uma decisão,
enquanto eles tendem a explorar mais os riscos e buscar mais certeza para a tomada de decisão.

De forma resumida, as fêmeas possuem as mesmas forças e menos riscos que os machos, sobretudo no que se diz respeito ao estresse.

E quais as desvantagens da mulher alpha ?

Enquanto a mulher alpha voa cada vez mais alto no mundo profissional e executivo, os comportamentos que a levam ao sucesso na carreira e nos negócios frequentemente levam-na ao insucesso no amor e na família. Ela pode adiar o início de uma família enquanto busca o sucesso, ou por receio ou até pavor de cair nos papeis tradicionais femininos, pode afastar os homens e se afastar de relacionamentos mais profundos.

A forma de comunicação pode ser considerada um outro risco da fêmea, pois tem o hábito de falar de forma indireta, geralmente interpretada pelos outros como se fossem apenas conselhos ou sugestões.

Se as fêmeas alpha preocuparem-se demais em não ferir os sentimentos dos outros, podem deixar de defender as suas ideias e de ser contrária às dos
outros, apresentando-se mole demais em situações onde é necessário uma postura mais rígida.

Em algumas situações elas tendem a ser protetoras em excesso, que podem torná-la menos eficaz , comprometendo a carreira.

Quer saber se você é uma fêmea alpha?

Isso é possível através de uma avaliação de perfil de liderança chamada Alpha Assessment, da qual sou facilitadora e ofereço uma devolutiva completa e detalhada sobre o seu estilo alpha, os pontos fortes e os riscos a serem desenvolvidos.

Porém se você quiser fazer um teste rápido para que você possa identificar a sua tendência alpha, segue o link.

https://goo.gl/forms/Ot09WJ2yEIYJE31U2

Isabela Capelão – Gestão do stress e qualidade de vida.

*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress Levemente. Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações.www.meusmiolos.com.br

Este post é uma contribuição da Isabela Capelão para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

  Article "tagged" as:
  Categories: