Fisioterapia e Pilates em Domicílio – Marcelo Santos

Fisioterapia e Pilates em Domicílio – Marcelo Santos
Print This Article

MARCELO SANTOS

Fisioterapia e Pilates em Domicílio

Telefones:

  • (31) 3464 3970
  • (31) 9849 5164

Email: fisiomarcelo12@gmail.com

Blog: Fisioterapia e Pilates Por Marcelo Santos

 

FISIOTERAPIA E PILATES EM DOMICÍLIO | BELO HORIZONTE

 

Marcelo Araújo Santos

 

Graduado em fisioterapia pela instituição
Centro Universitário Newton Paiva
e formação em Pilates NEF.

Lecionou aulas para as turmas do curso
de cuidadores de idosos e massagens.
Supervisão de estágios, coordenação de
cursos e avaliações fisioterapêuticas.

Voluntariado:
Projeto Multidisciplinar Solidário de
Atendimento na Saúde da Igreja Nossa
Senhora Rainha da Paz.
Participação ativa em campanhas de
arrecadação de alimentos e evangelização
de comunidades carentes.

IMG_20140913_014758

Atua no mercado realizando avaliações e tratamentos de pacientes nas áreas de fisioterapia através do atendimento domiciliar e em academias e clínicas de Belo Horizonte.

 

Atendimento para as áreas:

  • CARDIOPULMONAR

  • GERIATRIA

  • NEUROLOGIA

  • ORTOPEDIA

  • PILATES

 

A fisioterapia domiciliar surgiu como um facilitador no processo terapêutico devido as dificuldades de locomoção e acesso a centros de saúde e reabilitação. Constitui uma parte importante do cuidado médico e acompanhamento terapêutico. A prevenção de deformidades e a evolução do quadro de independência física faz da fisioterapia domiciliar uma necessidade para o paciente idoso acometido por incapacidades.

A fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida (decreto-lei nº 261/93 de 24 de Julho).

fisioterapia para idosos marcelo santos bh mulher

Foto: Marcelo Santos

De forma geral, pode-se dizer que o fisioterapeuta domiciliar avalia e trata problemas relacionados a movimentos, equilíbrio e coordenação, elabora objetivos do tratamento juntamente com a família e o paciente, mantendo informada a equipe de saúde. O objetivo geral da fisioterapia é tornar o paciente o mais independente possível .De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2003), a motivação do paciente e o apoio da família influenciam a reabilitação. Em virtude disso o fisioterapeuta deve ter a família do paciente como um recurso para a reabilitação nos atendimentos domiciliares.

Atualmente a fisioterapia domiciliar pode contar com diferentes linhas terapêuticas que se unidas a um programa de exercícios pode realizar grandes benefícios a saúde do paciente. A massoterapia, o pilates, e o relaxamento constituem ferramentas que acrescentam uma ampla variedade de possibilidades terapêuticas além dos exercícios físicos. A multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade, exemplificada na união de áreas como fonoaudiologia, nutrição,geriatria, e fisioterapia também determinarão o sucesso do tratamento do paciente em domicílio. O trabalho do cuidador de idoso ultrapassa portanto a função do cuidar higiênico e dos hábitos de rotina, e permeia a atividade de todas as áreas de saúde.