Dicas para a varanda dos apartamentos

Dicas para a varanda dos apartamentos
Print This Article

Com boas ideias e toques de aconchego, as pequenas varandas podem se tornar as grandes estrelas dos apartamentos

A dupla Fernando Figoli e Patrícia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca, e a arquiteta Ana Yoshida dão dicas de como deixar a varanda de apartamentos um ambiente ainda mais prazeroso

O perfil dos novos moradores mudou. Cansados da sensação de “encaixotamento”, cada vez mais pessoas colocam a varanda no topo da lista de exigências na hora de fechar negócio com construtoras e imobiliárias.

Dentro deste cenário, as plantas dos empreendimentos projetados nos grandes centros urbanos se espremem para fazer caber todos os ambientes em metragens super-reduzidas e ainda construir aquela varanda tão sonhada. Que no final das contas, acaba ocupando um espaço de pouquíssimos metros quadrados.

Leia também:
Novo perfil das varandas
Dicas de como decorar varandas pequenas
Fim de ano na varanda gourmet

pequenas varandas decoração ideias BH Mulher

Projetos do escritório Figoli-Ravecca: 1- Na varanda, a ideia foi conceber um espaço ideal para relaxamento e descanso dos moradores. O piso, revestido com madeira de demolição (Corriere Pisos), segue a proposta de decoração de todo o projeto. As lanternas de chão tornam a iluminação intimista e cênica. 2- Nessa minúscula varanda de 2,5 m², o deck do piso sobre também na parede, criando um movimento bem interessante no ambiente. Foram usadas duas cadeiras desmontáveis, que podem migrar de um lugar para o outro com facilidade. Fotos: Luis Gomes

Mas a realidade não deve desanimar. Os arquitetos Fernando Figoli e Patrícia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca, e a arquiteta Ana Yoshida, do Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, garantem que com soluções espertas é possível ter a varanda dos sonhos. “Uma boa dica é lançar mão de móveis compactos, que não atravancam a passagem e ocupam pouco espaço”, aconselha Ana. “Móveis compactos e versáteis, com vários usos, como banquinhos e pufes, são fáceis de levar de um lado para o outro e ocupam pouco espaço”, completa a profissional.

Varanda que também é extensão do estar BH Mulher
Projetos da arquiteta Ana Yoshida: 1- Varanda que também é extensão do estar, os clientes são despojados, jovens, por isso colocamos a rede. A rede fica próxima do sofá, ajudando a criar essa extensão do living.  Foto: Luis Simione   2-  A estante servindo como extensão da sala de estar. Foto: Célia Mari Weiss

Para além do mobiliário, vale pensar no tipo de revestimento empregado no espaço. “Se a ideia for criar uma varanda como extensão da sala, convém usar o mesmo tipo de piso (com contrapisos na mesma altura, inclusive) para dar a sensação de amplitude e continuidade dos ambientes”, explica Fernando Figoli.
ideias decoração varandas em apartamentos BH Mulher

Projeto da arquiteta Ana Yoshida: A arquiteta criou um banco, oferecendo mais lugar para receber as visitas no living. Esse banco também pode servir de apoio, usado como aparador. Quando abre a cortina ainda tem a vista. Pode receber, ler ou somente decorativo – o piso e o banco são de porcelanato dando a sensação de continuidade e amplitude. Fotos: Luis Simione

Quando se fala em metragens reduzidas, cada centímetro importa, principalmente para circulação. “Em vez de vasos no chão, prefira uma forma mais criativa, pendurado os vasos no teto ou criando uma parede verde”, finaliza Patrícia Cillo.

Este post é uma contribuição da assessoria da dc33 Comunicação para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas