Portal BH Mulher
Image default
SAÚDE E BEM ESTAR

Dá para viver sem sutiã?

Imagem: Foto de Skylar Kang no Pexels

Dá para viver sem sutiã?

Tirar o sutiã é uma das primeiras coisas que muitas mulheres fazem assim que chegam em casa. Isso porque a peça pode ser super desconfortável, especialmente, nas épocas mais quentes do ano. Então, não é de se surpreender que algumas tenham começado a deixar o acessório de lado. “Eu não vejo qual é o problema em não usar”, escreveu Kendall Jenner, no próprio site, posicionando-se em relação ao Free The Nipple (Liberte o mamilo, em português). A modelo tornou-se uma das principais representantes do movimento, que ganhou força nas redes sociais em 2014.

Rihanna, Miley Cyrus e Cara Delevingne também aderiram e, como elas, tantas outras mulheres pelo mundo. Ao buscar “sem sutiã” no Google, são encontradas mais de 10 páginas de posts sobre o assunto, só na última semana (julho/16). Seja pelo conforto ou como parte da luta das mulheres pela equidade de gênero, os visuais sem sutiã têm ganhado adeptas.

Leia também:

Apesar de ser senso comum que sutiãs são indicados para evitar flacidez, o médico Roger Vieira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), afirma que a peça não é necessária. “Há quem diga que é obrigatório usá-lo até para dormir, mas a ciência comprova que isso não é verdade. A flacidez está ligada, em primeiro lugar, a fatores genéticos e ambientais, que determinarão elasticidade natural da pele e não ao uso de sutiã. Alimentação saudável e prática esportes ajudarão a manter a postura e a forma física”, pontua. Ele acrescenta que cuidados locais, como prevenção à exposição solar, hidratação, uso de cremes a base de vitaminas esfoliantes e colágeno podem influenciar positivamente. “Já a oscilação de peso, a amamentação e o avançar da idade poderão ser fatores desfavoráveis”.

Redução dos seios

Para quem tem seios grandes, porém, deixar de usar sutiã pode ser um tanto incômodo. Segundo o cirurgião, algumas mulheres têm recorrido até mesmo a cirurgias para que a falta da peça torne-se mais confortável. Apesar de o aumento das mamas ser um dos procedimentos mais procurados, completa o especialista, algumas pacientes procuram pela redução, em especial, por duas razões: excesso de peso, que causa dor e desconforto, ou mudança estética. “Neste caso, é comum dizerem que não conseguem vestir as roupas que gostariam, o que afeta na autoestima”, afirma.

Vieira lembra que, o mais importante é que a mulher se sinta bem, com ou sem sutiã. Além disso, antes de optar por realizar um procedimento cirúrgico, o médico ressalta que a paciente precisa ser muito bem avaliada e, como na maioria dos procedimentos desse tipo, deve passar por preparação prévia. “É feita a avaliação do histórico individual, desde o primeiro momento, com exames pré-operatórios e muita conversa”. Além disso, ele frisa a importância de uma relação de confiança entre médico e paciente.

Este post é uma contribuição da assessoria da Dr. Roger Vieira Cirurgia Plástica para o Portal BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais