Como escolher o ar-condicionado correto

Como escolher o ar-condicionado correto
Print This Article

Como escolher o ar-condicionado correto

CentralAr.com indica a melhor forma de escolher o equipamento

Com a proximidade do verão e aumento das temperaturas já perceptível, muitas pessoas avaliam a compra de um condicionador de ar. Porém, escolher o melhor modelo e calcular a quantidade de BTUs (métrica relacionada a capacidade de resfriamento de um ar-condicionado) pode não ser tarefa fácil para muitos consumidores. Pensando nisso, a CentralAr.com, e-commerce líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, indica como analisar as características e definir o equipamento que melhor atende à necessidade de cada comprador. Confira:

Leia também:
Veja como limpar a casa de alérgicos com a limpeza ecológica
Dicas de limpeza e conservação do sofá
Guia mostra o modelo ideal de TV para cada ambiente da casa

BTUS

Um dos tópicos mais importantes na escolha de um condicionador de ar, o BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC, ou em outras palavras, indica qual a real capacidade de geração de frio de um equipamento. Isso significa que, se não tiver a quantidade de BTUs indicada para resfriar o ambiente, de acordo com tamanho e incidência de luz solar durante o dia no cômodo, o ar-condicionado pode não cumprir totalmente com sua função. Para evitar problemas e dimensionar corretamente a necessidade para o espaço em questão, é possível realizar um cálculo que analisa a densidade e o peso da água.

O consumidor deve também levar em consideração fatores como quantidade de eletrônicos ligados no ambiente e o número de pessoas que irão usar o cômodo. A CentralAr.com oferece em seu site, uma ferramenta de cálculo para ajudar o consumidor a calcular a quantidade necessária de BTUs.

Defina o Ciclo do Ar-Condicionado

O consumidor deve escolher se quer usar o condicionador de ar apenas frio ou quente-frio. O mercado disponibiliza aparelhos com função dupla, que resfriam e aquecem. Os condicionadores de ar com essas funções, custam mais caro do que os aparelhos que apenas resfriam, porém, ele também pode servir como aquecedor no inverno. Lembrando que nem todos os equipamentos apresentam essas duas funções.

Escolha a Categoria do aparelho

Decida o modelo de ar-condicionado que melhor se encaixe no ambiente que irá receber o aparelho. Ele pode ser Split Hi Wall, Janela, Cassete, Piso Teto ou Multi Split. O ar-condicionado Split faz sucesso porque é um modelo moderno e prático. Sua condensadora fica do lado de fora do ambiente, o que faz pouco ruído. O modelo Janela é mais antigo e tem um preço mais baixo, além da manutenção ser mais barata. É ideal para locais que já tem parede adaptada para receber esse modelo. O ar-condicionado Piso Teto é para locais com pé direito alto e grande circulação de pessoas. Pode ser instalado tanto no teto como no piso e sua vazão de ar é maior do que a de outros modelos. O modelo Multi Split é ideal para climatizar mais de um ambiente, pois tem uma condensadora para duas ou mais evaporadoras (unidades internas). Condicionadores de ar com a tecnologia inverter economizam aproximadamente 40% de energia.

Veja a Voltagem

Observe a voltagem do local que irá receber o aparelho. A maioria dos equipamentos do modelo Split Hi Wall são 220v. Na hora de instalar o ar-condicionado, o instalador pode adaptar a voltagem com um transformador ou você pode escolher a linha Split Hi Wall de 127v da marca Fontaine.

Fique atento ao Selo Procel

Olhe a etiqueta que identifica os aparelhos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética. A classificação é separada em A, B, C, D. Para economizar mais energia, dê preferência para os selos A e B.

Garanta a instalação e manutenção correta

A instalação e manutenção do aparelho são importantes para garantir o bom funcionamento dele. Certifique-se que a instalação será feita por um técnico de confiança. A CentralAr.com dispõe de parceiros espalhados por todo o Brasil para assegurar a instalação do ar-condicionado no momento da compra.

Este post é uma contribuição da assessoria da CentralAr.com para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas