Benefícios da musculação para a terceira idade

Benefícios da musculação para a terceira idade
Print This Article

Malhação na terceira idade melhora qualidade de vida

Atividade física aliada à boa alimentação pode ajudar a prevenir doenças e regenerar o organismo, além de fortalecer músculos e ossos, prevenindo quedas

O exercício físico regular aliado à uma boa alimentação promove saúde e bem-estar a qualquer ser humano, independentemente da idade. Entretanto, também é sabido que, durante o processo de envelhecimento, o estilo de vida ativo pode ter uma relevância ainda maior, não só para melhorar a qualidade de vida, mas também, para ajudar na prevenção de doenças.

Leia também:
Terceira idade com saúde: conheça algumas dicas valiosas para viver bem
O Yoga e a terceira idade
Atividade física é fator determinante para a longevidade

De acordo com o professor de educação física e coordenador da academia Turner Prime, Frederico Kempler, a atividade física na terceira idade tem se tornado cada vez mais comum. “Foi-se o tempo em que os idosos se conformavam com as limitações e o sedentarismo que normalmente chegam com a idade. Hoje em dia, eles desejam qualidade de vida, bem-estar e independência”.

De acordo com o profissional, o envelhecimento traz graduais mudanças físicas como alteração da massa muscular, da densidade óssea, da capacidade cardiorrespiratória, entre outras. “A atividade física regular na terceira idade promove manutenção da composição óssea e muscular, aprimorando o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e proporcionando independência ao idoso em suas atividades diárias”, explica.

E muito se engana quem pensa que os idosos só devem praticar atividades leves como caminhadas, hidroginástica, pilates, ioga, entre outras. Segundo Frederico, a Turner Prime recebe, diariamente, diversos alunos da terceira idade que não abrem mão da musculação. “A musculação é uma atividade muito completa, pois trabalha força e resistência, dois grandes pilares que ‘sustentam’ um corpo funcional”.

Elizarda Dias Pagani, aposentada, 81 anos, malha, ininterruptamente, há cerca de 15 anos. “Comecei a praticar atividades físicas, não só para sair da inércia, mas pela saúde e para que eu me sentisse bem. Me sinto leve, disposta e até a minha respiração é melhor por causa da ginástica. Já fiz pilates, natação e agora faço exercícios aeróbicos e musculação na Turner Prime. Uma vida ativa aliada a uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida. Eu custo a adoecer”, conta.

Para que os benefícios da musculação ou qualquer outra atividade física sejam notados, é necessário praticar, continuamente, pelo menos três vezes por semana. No entanto, Frederico ressalta que, além do acompanhamento de um profissional da educação física, antes de começar a praticar qualquer exercício, o idoso deve passar por uma avaliação médica. “Como existe o risco cardíaco, a pessoa deve realizar exames para saber não só se está apto às atividades físicas, mas quais ela deve praticar”, finaliza.

Benefícios da musculação para a terceira idade

  • .Melhora a densidade óssea e muscular, além de aumentar a flexibilidade;
  •  Melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas;
  •  Alivia dores nas articulações;
  •  Ajuda na manutenção do peso;
  •  Controla a glicose no sangue, prevenindo doenças como diabetes;
  •  Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial;
  •  Melhora a saúde mental, a autoconfiança e autoestima, uma vez que libera endorfina, causando sensação de prazer e bem-estar;
  •  Melhora o sono e a postura.
Este post é uma contribuição da assessoria da Academia Turner Prime para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas