Aposte na beterraba, ela pode impulsionar seu treino

Aposte na beterraba, ela pode impulsionar seu treino
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Aposte na beterraba, ela pode impulsionar seu treino

Conheça 4 dicas de como este superalimento, aliado a uma alimentação equilibrada, pode melhorar os resultados dos exercícios físicos

Todo mundo tem uma rotina pré-treino. Algumas incluem montar uma playlist perfeita, outras fazer alongamentos antes das atividades. Mas uma pesquisa recente mostrou que o suco de beterraba deveria ser incluído nessa rotina. Esse vegetal contém diversos nutrientes e oferece benefícios ótimos para a nossa saúde.

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Veja quatro maneiras de como a beterraba pode ajudar a melhorar o treino:

1. Ela pode ajudar os músculos a obter oxigênio mais rápido

O estudo publicado no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology1 mostra que o suco de beterraba diminui o esforço que o coração precisa fazer para levar sangue e oxigênio até os músculos durante os exercícios físicos. “Isso acontece porque a beterraba é uma excelente fonte de nitratos naturais, que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso significa que você pode treinar pesado por mais tempo sem sentir fadiga”, explica Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

2. Pode dar uma “forcinha” a mais

Os fãs de exercícios cardiovasculares não são os únicos atletas que deveriam se aproximar da beterraba. “Ao aumentar o fluxo sanguíneo dirigido para os músculos trabalhados, os nitratos da beterraba podem ajudar as pessoas que fazem musculação a conseguir o “inchaço” muscular desejado durante o treino”, conta Patrícia Ruffo.

3. Melhora a eficiência de sua oxigenação

Os nitratos da beterraba diminuem o volume de oxigênio necessário para realizar uma atividade física. Isso requer menos esforço do sistema cardiorrespiratório para fornecer oxigênio aos músculos durante a atividade física. Portanto, com a beterraba é possível reduzir de 1 a 2% o tempo de corrida de 5 quilômetros2.

4. Pode ajudar a acelerar a recuperação no pós-treino

Os pigmentos naturais responsáveis pela cor da beterraba, chamados betacianina, têm uma poderosa atividade anti-inflamatória e antioxidante3. E em 2016, um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology4 mostrou que a beterraba ajuda a diminuir a dor muscular e acelera a recuperação de atletas após um circuito de exercícios intensos de salto.

Este post é uma contribuição da assessoria da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil para o Guia BH Mulher

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